tributos

Prazo para realizar a Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis) termina no dia 31

23 de março de 2022

Empresas optantes pelo Simples Nacional precisam realizar a Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis) até o fim deste mês para ficar em dia com a Receita Federal e evitar problemas fiscais no futuro. A declaração informa dados econômicos, sociais e fiscais das empresas, além dos tributos recolhidos durante o ano-calendário de 2021. 

Quem precisa realizar a Defis?

Todas as empresas tributadas pelo regime Simples Nacional (exceto MEI): Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), inclusive as inativas.

Qual o prazo de entrega da Defis?

A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais precisa ser feita até o dia 31 de março do ano seguinte ao período declarado. A apuração mensal para pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) será liberada apenas após a entrega da Defis referente ao ano anterior. 

Não há previsão de multa, mas a empresa que não realizar a declaração poderá ser inscrita na Dívida Ativa e até mesmo perder o CNPJ.

Importante: Nos casos de incorporação, transformação, cisão ou extinção da empresa, ocorrida nos primeiros três meses do ano-calendário, o empresário deve entregar a Defis até o último dia do mês de junho. Nos demais casos, a entrega deve ser feita até o último dia do mês seguinte à incorporação, transformação, cisão ou extinção.

O que é preciso declarar?

– Dados pessoais e rendimentos de todos os sócios.

– Número de funcionários.

– Ganhos de capital.

– Total de despesas.

– Lucro contábil, se houver.

– Saldo em caixa (ou bancário) do início e do fim do ano-calendário.

– Informações sobre mudança de endereço.

Como é feita a Defis?

As informações devem ser preenchidas no Programa Gerador do Documento de Arrecadação Simples Nacional (PGDAS-D), disponível no site da Receita Federal. Para enviar a declaração pelo e-CAC, é necessário acessar o sistema utilizando certificado digital.

Dica!

O preenchimento e transmissão da Defis são tarefas simples, mas para evitar erros, é preciso reunir os documentos necessários e garantir que as informações estejam corretas. Ao contar com uma assessoria contábil, esse processo fica muito mais fácil e seguro.

Clientes Salvini já receberam as solicitações de pendências contábeis por e-mail e devem encaminhar os documentos faltantes para conclusão do envio da Defis.

Quem ainda não é cliente e precisa de suporte para entregar a Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais dentro do prazo pode entrar em contato com nossa equipe. Nossos especialistas estão prontos para esclarecer dúvidas e auxiliar os empresários a manterem seus negócios com todos os trâmites legais em dia.

compartilhe

WhatsApp

51 99997-4794