empresa

Passo a passo: o que você precisa antes de abrir uma empresa

9 de agosto de 2021

É chegada a hora de tirar uma boa ideia do papel e empreender. Abrir uma empresa é mais simples ao que parece, mas alguns cuidados são necessários para evitar dores de cabeça no futuro. Planejamento é a palavra chave e, com ele, tudo fica mais fácil.

De acordo com o Mapa de Empresas do Governo Federal, o Brasil conta com 17,8 milhões de empresas ativas e mais de 340 mil foram abertas em junho deste ano. O tempo médio de abertura de uma empresa é de 3 dias e 3 horas.

Para facilitar seu entendimento sobre o assunto, fizemos um guia com os passos básicos para quem pretende abrir um negócio. Confira:

1. Tenha um contador de confiança
O contador é o profissional habilitado para auxiliá-lo com a formalização da empresa, para esclarecer suas dúvidas e orientá-lo sobre todos os trâmites envolvendo a abertura e as atividades do negócio. Sempre que alguma dúvida surgir, é com ele que você vai conversar para que as decisões tomadas estejam de acordo com a legislação.

2. Plano de Negócio
Antes de qualquer coisa, você precisa ter um plano de negócio. Tenha, por escrito, a descrição da sua empresa: o que é, qual produto ou serviço oferecerá, quem é o público-alvo, quem são os principais concorrentes, qual é o diferencial do seu negócio, plano financeiro, como será a atuação no mercado e como pretende gerar valor para os consumidores, entre outras informações.

3. Quem faz parte
Defina se sua empresa será apenas sua ou se você terá sócios. Este passo precisa ser pensado com muita cautela. Ao empreender de forma individual, você terá controle e responsabilidade sobre todas as decisões do negócio. Ao ter uma sociedade, visões diferentes podem auxiliar na solução de problemas ou gerar conflitos, assim como prejuízos ou lucros representarão impacto para todos.

4. Natureza Jurídica
Você precisará definir a natureza jurídica e o regime tributário da sua empresa. Isso determinará o cálculo e a quais impostos o seu negócio estará sujeito. Mais uma vez lembre-se de que o contador poderá explicar tudo para você e orientá-lo sobre a opção mais adequada para a sua empresa.

5. Contrato social
O contrato social é o documento que garante a existência da empresa. Nele constam todas as informações sobre o negócio e a existência jurídica. Depois de pronto, o contrato deve ser registrado na junta comercial ou cartório correspondente.

6. CNPJ e Inscrição Estadual
Com o contrato social registrado, é necessário solicitar o CNPJ à Receita Federal. Após este procedimento, será preciso fazer a inscrição estadual ou municipal, que varia conforme a atividade da empresa.

7. Alvará
O contador poderá auxiliá-lo, também, no processo de requerimento de alvará de funcionamento ou de licenças específicas. Ele poderá esclarecer suas dúvidas quanto à necessidade de se obter tal alvará ou licenciamento, dependendo da atividade exercida pela empresa.

Estes são os passos básicos para sua ideia sair do papel e transformar-se em uma empresa de verdade. Ficou com alguma dúvida?

A Salvini possui mais de 40 anos de experiência e é a melhor parceira que sua empresa pode ter para resolver questões ligadas à contabilidade. Venha conversar conosco e conhecer os serviços que vão simplificar a rotina do seu negócio.

compartilhe

WhatsApp

51 99997-4794