empresa

Humanização motiva colaboradores e melhora rentabilidade das empresas

2 de dezembro de 2021

Investir em tecnologia é uma forma de agilizar processos e otimizar o orçamento das empresas. Mas é preciso aliar a modernização à humanização dos negócios para não cair nas armadilhas de um sistema de produtividade a qualquer custo. 

A humanização nas empresas é baseada em modelos de negócio que priorizam o rendimento e a produtividade tanto quanto a qualidade de vida dos colaboradores. Para alcançar o equilíbrio, essas organizações adotam rotinas mais flexíveis e usam o diálogo com as equipes para entender as dores e fortalezas de cada um, a fim de criar ambientes de trabalho mais harmônicos.

Ações que priorizam saúde física e mental, segurança no trabalho, autoconhecimento, educação continuada e outros aspectos relevantes para os colaboradores entram em pauta e contribuem com relações de trabalho mais justas e saudáveis.

Práticas que podem ser adotadas pelas empresas:

  • tornar o ambiente mais aconchegante com cadeiras e sofás;
  • pausas entre atividades;
  • entrega de lembranças em datas especiais: aniversário da empresa e do colaborador, datas comemorativas em geral;
  • política de diversidade;
  • abertura de canais de comunicação para sugestões e reclamações.

Vantagens da humanização

Pequenas ações melhoram o clima, estimulam a saúde física e mental e aumentam o rendimento e a produtividade dos funcionários. 

O recurso humano é o pilar de sustentação de qualquer organização. Quando as pessoas estão mais satisfeitas, consequentemente, ficam mais comprometidas e potencializam os resultados de toda a empresa, gerando mais rentabilidade. 

Essa humanização não se limita ao ambiente corporativo. Essas práticas também refletem na percepção de investidores, clientes e comunidade sobre a empresa. Ou seja, todos ganham.

Nesse contexto, a tecnologia é necessária e deve ser uma ferramenta para agilizar processos e auxiliar a equipe a atingir resultados melhores, mas jamais ser encarada como um meio de substituição em massa dos recursos humanos. 

compartilhe

WhatsApp

51 99997-4794