tributos

Despesas de início de ano: organize-se para não ficar no vermelho

31 de janeiro de 2022

O ano começou e as cobranças de impostos de todo início de ano também já estão chegando. Quem não fez um planejamento financeiro precisa ficar atento aos prazos e valores para não começar 2022 no vermelho e ainda enfrentar problemas fiscais.

Colocar as despesas na ponta do lápis é a melhor forma de organizar as contas e evitar que algum boleto seja esquecido. Para facilitar a tarefa, listamos os pagamentos que costumam ser feitos no início do ano e acabam pesando no orçamento das famílias brasileiras.

Vale lembrar que o pagamento antecipado ou à vista pode gerar descontos para o contribuinte. Então programe-se para aproveitar os benefícios!

  1. IPTU

Um dos impostos mais importantes é o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Ele é cobrado das pessoas que possuem casa, apartamento, sala comercial, prédio ou propriedade em zona urbana.

Quem faz a cobrança é a prefeitura e o valor varia conforme a avaliação do imóvel. A localização e a área total construída são alguns dos critérios para o cálculo do imposto devido. 

  1. IPVA

O Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) deve ser pago anualmente pelo proprietário de carro, moto, caminhão, ônibus ou outro veículo automotor. O valor do imposto varia de acordo com o veículo e o Estado onde o proprietário reside. 

O não pagamento implica em multa e inscrição em dívida ativa, além de deixar o veículo em situação irregular. O licenciamento do veículo é liberado apenas após o pagamento do IPVA e circular sem o licenciamento gera multa de trânsito e apreensão do veículo.

Veículos antigos, em situação de furto, roubo ou desaparecimento, usados exclusivamente para transporte escolar, de uso diplomático, entre outros, são isentos do pagamento.

  1. Seguros diversos

Os seguros de automóveis, de vida e residencial têm renovação anual e é importante verificar datas de vencimentos e até mesmo a possibilidade de negociação dos valores.  

Planejar os gastos é a melhor opção para não contrair dívidas. Se 2022 começou com mais contas para pagar do que o seu orçamento suporta, lembre-se de que no próximo ano haverá as mesmas despesas. 

Tem dúvidas sobre tributação, impostos obrigatórios para pessoa física e empresas, ou pagamentos de impostos em atraso? Nossos especialistas podem ajudá-lo! Entre em contato conosco hoje mesmo.

compartilhe

WhatsApp

51 99997-4794