mundo

Criptomoedas: quem negocia dinheiro digital também paga imposto?

16 de setembro de 2021

As criptomoedas vieram para ficar. O nome pode não ser familiar, mas muita gente já investe e aposta nesse “dinheiro digital”. O investimento está se popularizando e qualquer pessoa pode negociar, mas é preciso estudar antes e ficar atento às vantagens e riscos.

Por isso preparamos este post para você entender um pouco mais sobre o assunto e saber por onde começar, caso queira investir.

O que são criptomoedas:

– Criptomoedas são moedas digitais usadas com as mesmas finalidades do dinheiro físico. No entanto, não são emitidas por um governo ou banco central;

– esse dinheiro digital pode funcionar como meio de troca em transações comerciais, reserva de valor ou como unidade de conta em transações que utilizam tecnologia blockchain e proteção por criptografia;

– o preço é bastante variável e oscila de acordo com a oferta e demanda;

– o Bitcoin é a criptomoeda mais conhecida, mas existem outras no mercado. O Bitcoin foi criado no final da década de 2000 com o objetivo de substituir o dinheiro de papel e eliminar a necessidade de intermediação de bancos em operações financeiras.

As criptomoedas são regularizadas?

As moedas digitais ainda não são regularizadas no Brasil, mas o processo está começando. Com a regulação, é possível estabelecer uma normatização e fiscalização envolvendo as operações, dando mais segurança para investidores e transparência às transações financeiras.

A expectativa é de que a Comissão Especial criada para discutir a regulamentação de Moedas Virtuais da Câmara dos Deputados vote a proposta até o final de setembro e o Projeto de Lei (PL) seja levado a plenário em novembro. O Banco Central (BC) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), vinculada ao Ministério da Economia, acompanham este movimento.

Quem investe precisa declarar?

Apesar de ser uma moeda digital e ainda não haver regulamentação, quem possui criptoativos precisa incluí-los na declaração de Imposto de Renda. Em caso de operações a partir de R$ 30 mil mensais, as informações precisam ser transmitidas à Receita Federal mensalmente. O contribuinte que atrasar a apresentação das informações ou informar dados incorretos pode pagar multa.

Quais tributações estão envolvidas nas operações?

Os ganhos de capital envolvendo a venda de criptomoedas são tributados sempre que as vendas totais ultrapassem R$ 35 mil por mês. O ganho de capital está sujeito à incidência do Imposto de Renda com base em alíquotas que variam de 15% a 22,5%.

O suporte que você precisa

Está pensando em investir e tem dúvidas sobre o pagamento de impostos ou como declarar o Imposto de Renda? A equipe da Salvini está pronta para ajudá-lo! Nossos especialistas vão esclarecer suas dúvidas e prestar toda a assessoria para que você possa investir sem ter problemas com o leão. Entre em contato conosco para saber mais!

compartilhe

WhatsApp

51 99997-4794