empresa

Como o planejamento tributário pode reduzir custos de uma empresa

13 de outubro de 2021

Todo empreendedor sabe que a gestão do negócio envolve análises, cálculos, investimentos e muito planejamento para encarar desafios e atingir bons resultados. Um tema muito importante, e que interessa aos consumidores também, é o de tributação. 

As compras do dia a dia, o trabalho e outras atividades triviais envolvem pagamento de impostos. IRPJ, CSLL, COFINS, ICMS, ISS e tantas outras siglas podem parecer algo complicado, mas com paciência e boas referências fica mais fácil compreender este universo.

Em muitos casos, a falta de conhecimento a respeito da tributação sobre empresas pode inviabilizar o negócio. Então, quem não domina o assunto acaba deixando de lado o planejamento tributário – conduta que pode prejudicar a gestão e a obtenção de lucros.

Por isso, preparamos este conteúdo para ajudar a esclarecer os principais pontos do planejamento tributário e o motivo de ser essencial para empresas que buscam um crescimento saudável.

O que é?

O planejamento tributário envolve a organização do pagamento de TODOS OS TRIBUTOS a fim de reduzir custos para as empresas de uma forma legal e transparente. Ou seja, é uma análise global da situação financeira da empresa, verificando a possibilidade de diminuição de gastos sem praticar sonegação fiscal ou outras irregularidades.

Vantagens de fazer o planejamento tributário

Embora muitos gestores tenham dificuldade em lidar com tributos por não compreender a finalidade de cada um, ter controle sobre isso pode simplificar a rotina administrativa da empresa. Confira alguns benefícios de ter o planejamento tributário detalhado:

– evita o pagamento de impostos desnecessários para a atividade exercida;

– mantém a empresa na legalidade;

– reduz a burocracia;

– facilita o cumprimento de prazos e declaração das informações importantes aos órgãos competentes;

– evita o pagamento de multas.

Como fazer o planejamento tributário

Cada empresa pode adotar o planejamento tributário que for mais adequado às necessidades, à rotina e à atividade exercida, sempre avaliando todas as possibilidades e impostos pagos. A organização envolve periodicidade, valores, dados, estratégias do negócio, adequação à legislação vigente e revisões regulares. 

O suporte técnico é uma ferramenta interessante para colocar o plano em prática e garantir que o planejamento tributário da empresa seja eficiente e funcional. Assim, o gestor terá a quem recorrer sempre que surgirem dúvidas, como aquelas relativas a pagamentos e prazos.

A Salvini conta com uma equipe especializada em Administração Tributária e estruturação de planejamento tributário para viabilidade econômica. Converse conosco e saiba como o planejamento tributário pode impactar positivamente nos resultados da sua empresa!

compartilhe

WhatsApp

51 99997-4794