empresa

Saiba o que é o certificado digital e a importância para as empresas

28 de julho de 2022

A internet e as ferramentas tecnológicas facilitam o dia a dia dos empreendedores e os processos do fisco, mas para aproveitar todos os benefícios desses recursos é importante investir em segurança de dados.

O sistema de Certificado Digital foi criado justamente para mitigar os riscos que ameaçam a integridade das informações. O certificado digital é um documento eletrônico de identificação em meios virtuais (sistemas e internet) que comprova a identidade da empresa, da pessoa física ou jurídica, e garante a segurança e confidencialidade das informações. 

Este documento é essencial para o cumprimento de obrigações fiscais sendo usado para confirmar a autoria de transações eletrônicas e a validade jurídica de operações on-line. Com ele, empresas e empreendedores podem realizar autenticações e atualização de aplicativos e sistemas públicos, e emitir Nota Fiscal Eletrônica (NFe).

Além de empresas, algumas categorias profissionais também utilizam certificação digital em suas atividades, como advogados, médicos, contadores e militares. 

Quais são os tipos de certificado digital?

O certificado digital para pessoa física é chamado de E-CPF e para pessoa jurídica, denominado E-CNPJ. Para emissão, é possível escolher entre arquivo digital e mídia física.

Certificado digital A1

É  um arquivo instalado no computador, com validade de um ano, que pode ser instalado em várias máquinas e usado simultaneamente. Após o período, é preciso fazer a renovação do documento.

Certificado digital A3

Este modelo tem validade de três anos e é instalado em um dispositivo como um cartão com chip ou token.

Certificado digital em nuvem

Neste modelo, o certificado pode ser acessado de qualquer dispositivo com acesso à internet, mediante login com senha. A validade do certificado pode variar de um a cinco anos.

Qual escolher?

O certificado ideal para cada negócio depende da finalidade de utilização do documento, porte da empresa e rotinas administrativas envolvendo o uso do certificado digital. Para obter o certificado digital é preciso escolher uma Autoridade Certificadora habilitada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ICP-Brasil) e encaminhar toda a documentação necessária para emissão do documento. O valor também varia conforme o modelo.

O documento é fundamental para agilizar os processos de gestão e contabilidade, uma vez que é utilizado para autorização por assinatura e transmissão de obrigações acessórias e para outorga de procurações. Tudo é feito de forma eletrônica, garantindo mais rapidez nos processos e segurança para o fluxo de informações.

Tem dúvidas sobre a emissão do certificado digital e a necessidade dele para a sua empresa? Entre em contato conosco e converse com um especialista para saber mais!

compartilhe

WhatsApp

51 99997-4794