Uma empresa enquadrada no regime tributário adequado tende a gerir melhor seus recursos e obter resultados mais positivos com suas atividades. Atualmente, as empresas podem optar entre os regimes de tributação Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional.
Por isso, fazer o Planejamento Tributário e considerar as especificidades de cada negócio é tão importante para manter a empresa saudável, evitar custos desnecessários e aproveitar as vantagens que cada regime oferece.
O que é Planejamento Tributário?
O Planejamento Tributário é uma ferramenta legal para avaliar e escolher o melhor enquadramento para a empresa e reduzir os custos tributários impostos à pessoa jurídica.
Esse Planejamento Tributário pode ter características diferentes conforme a atividade, o tamanho da empresa e os objetivos do plano. Portanto, contar com ajuda profissional é a melhor forma de realizar um planejamento vantajoso e que atenda as necessidades da organização.
Por que fazer um Planejamento Tributário agora?
A legislação não permite mudança de enquadramento tributário ao longo do ano.
Então, as empresas precisam definir a opção no primeiro pagamento do imposto do ano. Isso quer dizer que, sim, é possível alterar a opção de um ano para outro a fim de obter melhor aproveitamento dos incentivos fiscais e otimizar o orçamento anual.
No caso das optantes pelo Simples Nacional, por exemplo, essa definição precisa ser feita até o último dia útil de janeiro.
Toda e qualquer mudança precisa ser avaliada com cuidado e de maneira estratégica. A Salvini Contabilidade conta com um time de especialistas para auxiliar as empresas a tomarem decisões mais assertivas e com segurança jurídica.
Precisa de ajuda para fazer o Planejamento Tributário e para escolher o regime ideal para sua empresa crescer? Não se preocupe! Entre em contato conosco hoje mesmo e esclareça suas dúvidas.
51 99997-4794