Fim de ano chegando e muitos trabalhadores já estão pensando em como aproveitar as férias e o que fazer com o 13º salário. Mas antes disso, os empregadores também precisam se organizar para efetuar os pagamentos dentro dos prazos, seguindo todas as regras e sem comprometer o orçamento da empresa. Elaborar um calendário de vencimentos e fazer as reservas financeiras com antecedência são medidas efetivas para evitar problemas neste período.
Descomplicando as férias coletivas
As férias coletivas, por exemplo, são uma boa alternativa para aqueles negócios que têm fluxo de produção ou vendas reduzido em algum período do ano e precisam fazer uma gestão eficiente em tempos adversos.
Como funciona?
As empresas que concedem férias coletivas aos funcionários devem seguir as regras estabelecidas no artigo 139 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Além de informar ao órgão local do Ministério do Trabalho com antecedência mínima de 15 dias, é preciso comunicar também os sindicatos representativos e os funcionários abrangidos pela medida.
A legislação prevê, ainda, que a empresa conceda até dois períodos anuais de férias coletivas e nenhum deles pode ser menor do que 10 dias corridos. Outro ponto importante é que o período de férias coletivas é descontado das férias individuais do colaborador e adiantado ao colaborador que ainda não teve férias, sempre observando a proporcionalidade a que o trabalhador faz jus. Já o pagamento deve ser feito até 2 dias antes do início das férias, sendo antecipado se a data de pagamento não for dia útil.
E o 13º salário?
O 13º salário é um direito de todos os empregados regidos pela CLT. O benefício é pago em duas parcelas, sendo a primeira entre o dia 1º de fevereiro e o dia 30 de novembro, e a segunda até o dia 20 de dezembro.
Para saber o valor que cada funcionário receberá, é preciso considerar o último salário recebido, o número de meses trabalhados no ano corrente, e calcular também adicionais, comissões e descontos. Neste momento, é ainda mais importante que as empresas tenham um contador de confiança para garantir que os cálculos sejam feitos de forma correta e não gerem prejuízos para o trabalhador ou para a própria empresa.
Como se preparar?
A Salvini Contabilidade e Assessoria mostra o caminho, esclarece dúvidas e ajuda os empreendedores a compreenderem as legislações e organizarem processos importantes para o bom funcionamento da empresa.
Precisa de ajuda para programar as férias ou o pagamento do 13º salário dos seus colaboradores? Vamos ajudá-lo! Nossa equipe está pronta para auxiliar os empregadores a planejarem suas ações e terem um final de ano mais tranquilo.
51 99997-4794